terça-feira, 7 de julho de 2009

Noir Universitário

Terça-feira, 19 de maio. O celular me acorda às 10:17 da manhã. A música estridente ecoa no fundo do meu ser desbaratinado. Com os olhos entreabertos observo sombras de livros, xérox, calçados e roupas pelo chão, em um mosaico desconexo.
- Alô, estou ligando por causa de sua nota no jornal de negócios. Não sabia que ainda existiam detetives particulares, ainda mais em Guarapuava. Quero deixar claro que não levo muita fé nisso, mas estou desesperada e não tenho mais a quem recorrer...
Outras palavras mais soaram, oriundas do outro lado das ondas do celular, e minha mente, ainda semidormente, fazia um preguiçoso esforço pra entender que loucura era aquela. Ah! Puxa vida, aquele anúncio no jornal de negócios!
A voz continuava: - Então, é que minha amiga, minha colega de kitinete, (vou logo dizendo que não tenho muito dinheiro), então, ela sumiu, faz uma semana que saiu e não voltou mais, não deu noticias, a família dela já me ligou perguntando...
Ai que ressaca, pensava eu. Será possível que alguém é boçal o suficiente pra levar aquilo a sério? Eu tinha, numa dessas muitas tardes sem nada pra fazer, colocado um anuncio no jornal de negócios. Era mais por farra. Na verdade estava desesperado, precisando de grana e não sabia de onde tirar. Só depois de feito eu tinha pensado em o quanto aquilo era idiota. Detetive Particular! Ia ser motivo de chacota pra muita gente. No entanto resolvi falar alguma coisa, afinal a voz da moça traía um certo nervosismo. Se fosse um trote, ela fingia muito bem.
- Eh, ã, por favor, quem está falando? Você poderia falar mais devagar?
- Ah, me desculpe, é que estou muito preocupada. Me nome é Morgana, sou acadêmica de nutrição na UNICENTRO. Por favor, você pode me ajudar? A minha colega sumiu e eu não faço idéia do que pode ter acontecido.
Morgana?! Será que a mãe dela era fã da Marion Bradlay ou fez só pra sacanear? Eu não sabia o que dizer, mas resolvi dar corda:
- Você já tentou a polícia Morgana, talvez seja mais indicado pra um caso assim. Na verdade minha especialidade são infidelidades conjugais – pensei isso na hora.
- Claro que eu já tentei a polícia, ou você acha que eu ligaria pra um desconhecido excêntrico por qualquer bobagem. Fizeram pouco caso, disseram que é normal acadêmicas interioranas desaparecerem por semanas em aventuras amorosas. Ai, nunca fui tão humilhada. E a mãe dela que sempre me achou tão responsável. Ah, estou perdida...
As palavras infindáveis continuavam ressoando na minha cabeça, mas naquela altura eu já estava realmente com pena da moça, resolvi tocar adiante. Afinal, no curso de história a gente aprende alguns procedimentos de investigação, e vai que eu levo jeito pra coisa. Em último caso, pelo menos as turmas de nutrição eram famosas por conterem acadêmicas bonitas.
- Bem Morgana, acho que não devíamos entrar em detalhes por telefone, temo por nossa privacidade – não sei de onde tirei aquilo – então o que você acha de nos encontrarmos mais tarde, talvez num barzinho perto da UNICENTRO. Você pode vir?
Ficou decidido, às 23:30 no Toty´s, pra ela ter tempo de pegar o último ônibus que vinha do CEDETEG. Eu vestiria um sobretudo cinza e estaria sentado sozinho, lendo um livro chamado BRIDA, com título grande e dourado. Juro que me ocorreu pensar uma senha para abordagem, mas achei meio fora de moda.
Tentei voltar a dormir mas o assunto me ficou na cabeça. Depois dormi. A tarde, quando levantei, deparei-me com novo problema: eu não possuía um sobretudo cinza.

(Continua...)

8 comentários:

Unknown disse...

Eu não confiaria num detetive que lê Paulo Coelho...não confiaria...
Porém, acho q o q falta na atualidade são detetives particulares, é um bom ramo, um nicho do mercado à ser redescoberto...tantas coisas desaparecendo por aí afinal...

Gungi disse...

verdade... muitas coisas sumindo ultimamente... cadê a mulher melância???

vai Ed Mort.

Michele Matos disse...

Huahuahuahuauaa...
Cadê a mulher melancia [2]

A senha de abordagem não pode estar fora de moda, não deixa uma tradição morrer assim, por favor!
Espero o próximo capítulo!

Pedro disse...

Precisando do serviço de um lógico matemático estou ao seu dispor para pequenos casos.

Ps. comprei um livro com as melhores histórias de Sherlock Holmes

Pedro disse...

a

fix me disse...

hahahah que ótimo!
mas espero que seja só um conto HAHA
abraço

Anônimo disse...

hahaha

eu espero q seja verdade!

Anônimo disse...

Também estou precisando dos serviços de um detetive particular.